27 de janeiro de 2016

Vencedores do 61º Shogakukan Manga Award


No dia 22 de janeiro foram anunciados os vencedores do sexagésimo primeiro Shogakukan Manga Award (小学館漫画賞).
Trata-se de uma das maiores premiações de mangás, patrocinado pela editora Shogakukan desde 1955. Os vencedores irão receber no dia 3 de março em Tóquio, um milhão de ienes e uma estatueta de bronze. 

O júri deste ano foi composto por Kiyoko Arai, Mitsuyo Kakuta, Fiji Kazaa, Kaiji Kawaguchi, Kenshi Hirokane e Bourbon Kobayashi. 

No início existia apenas uma categoria geral, a categoria Shoujo foi criada em 1984. Atualmente a premiação apresenta 4 categorias: Kodomo, Shounen, Shoujo e Geral.

Alguns mangás shoujos queridinhos aqui no Brasil já foram vencedores do prêmio, como Hana Yori Dango, Bokura ga Ita, NANA, Black Bird e Lovely Complex que estará chegando ao Brasil no mês, segundo a editora. 

Este ano, o prêmio na categoria Shoujo ficou para Ore Monogatari!! O mangá de Aruko (arte) e Kazune Kawahara (roteiro), publicado na revista Betsuma, leva seu segundo prêmio para casa, em 2013 ele foi considerado o melhor mangá shoujo no Kodansha Manga Awards de 2013.

Já na categoria geral, temos um pódio dividido, o Seinen Sunny, e o Josei 'Umimachi Diary' da Akimi Yoshida, publicado na Flowers, assim como o outro representante de mangás femininos, já acumula premiações, ganhou um prêmio de mérito para mangá no “The Japan Media Arts Festival” em 2007 e o Manga Taisho em 2013.

Os vencedores deste ano:

Melhor Manga Kodomo

Melhor Manga Shonen

Melhor Manga Shoujo


Melhor Manga Geral



Nenhum comentário:

Postar um comentário