17 de junho de 2016

Partidos Políticos Japoneses usam mangás para alcançar jovens eleitores


Partidos político japoneses, principalmente o Partido Liberal Democrático (LDP), atualmente no poder e o seu parceiro de coalização Komeito começaram a produzir mangás para promover suas políticas, melhorar a sua imagem e expandir sua aprovação.
Considerando o fato que a eleição nacional em 10 de junho é a primeira em que cidadãos com 18 anos poderão votar, não é surpreendente que esses partidos estão utilizando essa mídia que é tão popular para os seus eleitores que estão no colegial e faculdade. 

O LDP criou anúncios como um livro intitulado “Kuni ni Todoke” (Notifique o país), um jogo de palavras com o título do mangá shoujo Kimi ni Todoke, acompanhando um pôster baseado nesse mangá e também um mangá intitulado “Honobono-Ikka no Kenpo-Kaiseitte Nani? (Uma família calorosa - Quais são as revisões constitucionais?), que entra na questão da utilidade da constituição escrita por americanos.

Enquanto “Kuni ni Todoke” está sendo severamente criticado online por sua “falta de profundidade”, a pessoa no comando do anúncio informou que o objetivo era “fazer as pessoas se interessarem por política”. Na esperança das pessoas se familiarizarem com o partido e alcançar votos independentes, uma posição mais proeminente entre esses novos e jovens eleitores, o Komeito do LDP criou um mascote chamado “Komesuke”, que pode ser baixado em um app de jogo onde se aprende sobre as políticas do partido em um um jogo de aventura. Fantasias de Komesuke também foram usadas em discursos.
Alguns pequenos partidos da oposição, como o Novo Partido do Renascimento e a Assembleia para Energizar o Japão, estão usando seus próprios mascotes e mangá para tentar ganhar lugares nessa eleição que está por vir. Outros partidos de oposição, como o Partido Democrático, Iniciativa de Osaka e o Partido Social Democrático, não têm planos de usar mangás em suas campanhas eleitorais.
Houve outros casos de mangás políticos no passado, com a personificação da comédia dos Partidos Políticos do Japão no Seito Kijinka Seito-tan (Seito-tan, Partidos Políticos Personificados) e comentários políticos sérios no mangá ganhador de prêmios Monster

Fonte: AnimeNewsNetwork

Nenhum comentário:

Postar um comentário