24 de março de 2017

Checklist Shoujo/Josei - Março de 2017















Mal nos recuperamos do final de Psychic Detective Yakumo no mês passado e, já estamos aqui, para nos despedir de mais um grande mangá shoujo: Aoharaido!
Há dois anos Aoharaido tinha seu primeiro volume sendo colocado à venda nas bancas e livrarias do Brasil. Depois de muitos pedidos, promessas para todos e santos e bastante choro, o título finalmente veio ao nosso país. Poderia (deveria) ter vindo antes, na época em que o anime estava sendo exibido e ser um sucesso ainda maior, mas, vocês sabem, fã brasileiro de Shoujo nasceu para sofrer, nada para gente vem fácil mesmo. Bem, mas ele veio, no entanto chegou com um grande peso nas costas. Começaram os terrorismos e as especulações de que, se o mangá não vendesse bem, era #Adeus #Sayonara, última chance para o mangá shoujo no Brasil. Afinal, o mangá explodiu no Japão, encerrou sua saga por lá entre os 10 mangás mais vendidos do ano! Vocês devem ter noção da importância que isso representa na terra do sol nascente. Estes tipos de comentários me desagradam bastante e, sinceramente, mais atrapalham do que ajudam. Sempre me pergunto por que os mangás das outras demografias não carregam esse peso, muitos shounens e seinens fracassam em suas vendas, mas no caso do shoujo isso fica carimbado. 

A editora da Panini, Beth Kodama, chegou a comentar em um evento sobre o desempenho das vendas do início do mangá, afirmando que nós, Amantes de Shoujo, fizemos de Aoharaido um sucesso também aqui no Brasil. O mangá começou com o pé direito, teve tiragem esgotada, reimpressões, aquela procura por algum volume que não se conseguiu comprar no lançamento. Depois houve comentários de que o título havia tido uma queda, o mangá também enfrentou um momento de crise do país. No fim não tivemos mais nenhum resultado no desempenho total. Na verdade, essas informações de vendas são bem misteriosas para todas as demografias e seus respectivos títulos, nada em números acaba sendo divulgado.

Com o final do título, somado ao de Psychic Detective Yakumo, me deparo com alguns sentimentos. O primeiro sem dúvida é o Alívio, alívio por não terem sido cancelados, por vê-los publicados até o fim, e angustia e apreensão pela incerteza, diante dos finais, estava contando com novos mangás shoujo para substituírem mangás shoujo, mais do que normal, certo? Os meses foram passando, as conclusões das séries, chegando, mas nada da demografia foi anunciado. Aí me encontro com outro sentimento, a tristeza, por entrarmos em mais um ciclo de se fazer necessário haver novamente muitos pedidos, caso sejam atendidos, espera para o anúncio no Brasil, o tempo para começar a publicação e todo o resto que todos nós sabemos.

Bom, mesmo com o desânimo, saibam que qualquer novidade que surgir sobre algum novo título, a Shoujo Lovers estará aqui está para trazer todos os detalhes para vocês.

Finalizando minhas considerações sobre Aoharaido, quero terminar de uma forma alegre porque o título e a amada Io Sakisaka merecem muito. Deixo claro que o mangá fez bonito, teve sua publicação certinha e sem contratempos do início ao fim, capas aquareladas com aquelas lombadas maravilhosas, conquistou muitos fãs e fez muita gente feliz por ter a coleção na estante. A capa final tem que ser EXPOSTA mesmo. Olha só que coisa linda (Cadê um brinde para premiar esse final lindo?)




Agora é a vez de falar de Alice Hearts. Realmente estou bem satisfeita com a NewPop em relação a este título e preciso elogiar a editora. Depois da mudança na distribuição, apenas para livrarias e lojas especializadas, parece mesmo que a periodicidade vem melhorando. Em janeiro houve lançamento do Alice Hearts #4 e agora, dois meses depois, temos o seu penúltimo volume da série sendo publicado. Na verdade houve um grande espaçamento entre o lançamento do segundo volume para o terceiro, mas desde então a editora está conseguindo publicar bimestralmente. Torço que melhore cada vez mais.

Confiram a listinha detalhada:



Alice Hearts #5

Autora: Soumei Hoshino
Periodicidade: Não divulgada
Formato: 12,8 x 18,3 cm
Acabamento: Páginas em offset e capa cartonada
Preço: R$ 13,90

Demografia: Shoujo
Serializado em: Revista Comic Avarus
Editora: Mag Garden
Assuntos/Categoria: Ação - Fantasia - Romance - Aventura

(Concluído com 6 volumes no Japão) 
Aoharaido #13 (FINAL)

Autora: Io Sakisaka
Periodicidade: bimestral
Formato: 13,7 x 20 cm

Preço: R$ 13,90

Demografia: Shoujo
Serializado em: Bessatsu margaret (Betsuma)
Editora: Shueisha



(Concluído em 13 volumes no Japão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário