1 de julho de 2017

Recomendação de mangá: Hope


AS APARÊNCIAS ENGANAM… 
A autora Keiko Suenobu é conhecida por mangás fortes com acontecimentos inusitados e conflitos como Limit e Vitamin (publicados no Brasil pela JBC).


O mangá Hope (Esperança) de uma aspirante á mangaká aparentemente parece mais suave, levando a pensar se a autora resolveu pegar mais leve dessa vez. O mangá foi publicado na revista Betsufure entre 2013 e 2015 com seis volumes. Vamos conhecer um pouco do universo de Hope.

Começamos o primeiro capítulo que se chama ‘O nascimento de um sonho’. As primeiras cenas são da jovem Hikari com seus esboços de mangá indo a um seminário de aspirantes à mangakás com breves acontecimentos. O formato é em flashback, mostrando algumas cenas do presente do seminário e voltando na sua época de primário, onde vamos conhecer como foi que seu sonho nasceu.


Hikari era uma garota comum na sua sala do primário, e sempre podia ser encontrada no canto da sala de aula desenhando mangá. Ela pegava revistas shoujo que seus vizinhos jogam fora e ficava lendo por horas e horas perdendo a noção da hora. As referências com as revistas Ribon e Nakayoshi são claras. Ela ama particularmente a Suzu sensei, mangaká da Nakayoshi na época.

Seu nome Hikari quer dizer Luz, mas sua mãe não acha que ela seja assim. Por causa dos mangás as notas de Hikari ficam abaixo da média e a mãe reprova que ela desperdice seu tempo com isso. Vale lembrar que o nome completo de Hikari é Hikari Yumeno (O sonho de luz ou o sonho de Hikari).



Hikari começa desde criança a ser incentivada a desistir de seu sonho pela professora. Além de sua mãe também já não gostar de ela desenhar, como já foi falado. Depois de uma decepção com uma amiga, ela conhece um jovem chamado Yuu Sanada, um aspirante a pintor, e eles se tornam amigos. A relação de amizade entre eles faz despertar o sonho de Hikari de ser uma mangaká. 

Hikari e Yuu


A conexão entre os dois em relação à arte e a esperança de Hikari são o ponto forte nesse flashback. Hikari realmente fez algo grande dentro de sua escola e conseguiu tocar corações, incluindo o Yuu, que estava para desistir de tudo. Eles então ficam distantes depois disso.

Pulando novamente o tempo no segundo capitulo ela já é uma colegial e continua desenhando. Mas ela não desenha tanto quanto gostaria e em casa sua mãe não deixa… Ela então conhece uma garota que escreve mangás chamada Aizawa e com isso ela conhece uma oportunidade que nunca tinha pensado. Podemos ver aos poucos como funciona o processo de se candidatar a uma vaga de mangaká através de inscrições em seminários. 


Ela teve intervenção do Hojou, que ficou encarregado dos trabalhos de Hikari, ele ajudou muito ela a conseguir entrar na carreira e acreditou em seu potencial.

Honjou e Hikari



Poderemos ver a trajetória com detalhes, desde suas primeiras criações, sua aceitação no mercado, e a publicação de séries propriamente ditas, além das suas superações pessoais. Haverão grande dilemas e muitos traumas na vida de Hikari, que pensa em desistir várias vezes, mas continua, apesar de tudo. Enxergamos como é árduo o caminho de uma mangaká até chegar ao reconhecimento. A competitividade, as regras rígidas, os obstáculos, muita gente boa e muita gente ruim também.

Num certo momento haverá grandes dramas e acontecimentos BASTANTE tensos no mangá. Preparem-se para odiar Karen Kobayakawa. Eita muie ruim essa! Foi uma verdadeira amiga da onça desde o começo. 


Mas o sentimento de esperança que Hikari passa é incrivelmente forte. Mas que garota batalhadora, e tudo foi o mangá que a conduziu! Ela respira mangá, mangá é a vida dela!


Só coloco um defeito para esse mangá: Queria um pouco mais da continuação, pois achei que faltou algumas pontas, fora que queria ver a Hikari escrever mais. E um pouco mais de romance mais desenvolvido. Espero que a autora faça pelo menos uns extras algum dia pra mostrar um pouco mais do que rolou.

Hikari é um exemplo de superação no meio desse mercado competitivo dos mangás. Chorei muito, emocionante! Vale muito a pena ler!

Texto: Geisinha


Português: Otaku Nya Scan
Download AQUI
Online AQUI

Inglês: Phoenix Serenade (Completo)
Online AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário