12 de julho de 2017

Riku Kurita falece um dia após oneshot autobiográfica


A autora Riku Kurita faleceu na manhã do dia 4 de julho de 2017. Ela tinha 54 anos e lutava contra um câncer de mama.
A autora focava em histórias de romance e amor familiar e teve como revista principal a extinta Shoujo Friend. Também teve publicações em várias revistas como Dessert, Be Love, Elegance Eve e For Mrs, além de desenhar ilustrações de livros de romances. Ficou conhecida por mangás como ‘Yumeiro cooking’, ‘Kujira no oyako’ e Ore no ko desu ka?’, entre outros.












Por volta de 2003, ele recebeu uma diagnóstico de câncer de mama, que já havia avançado para a fase III. O primeiro exame foi feito no Hospital Geral e disseram não poderiam fazer o tratamento, e foi apresentada a um hospital maior. Era para ela se submeter à cirurgia depois de ter um pequeno tumor neste hospital. No tratamento de metade de um ano, o médico declarou que "a taxa de sobrevida em 5 anos é de 50% ou menos", e nessa época ela deu fim em quase todos os manuscritos de mangá que tinha, pensando que não queria deixar nada sobrando.

Então o tumor diminuiu e foi retirado, mas durante a cirurgia para retirada do tumor foram encontrados 10 locais com metástases dos gânglios linfáticos, que foi concluído que se espalharam. Eles foram monitorizados e não cresceram mais. Ela continuou desenhando mangás depois disso, mas em 2012 foram encontradas metástases isoladas nos ossos e nos gânglios linfáticos e o médico disse que ‘Não ha mais cura, mas vamos tentar prolongar sua vida o máximo possível’. 

Em 27 de março de 2014 foi aberto um projeto para arrecadação de fundos de fãs da autora para o tratamento de câncer de Kurita no site J Comic. Estavam sendo vendidas imagens desenhadas à mão feitos pela autora de seus mangás. Ela manteve-se ativa desenhando o quanto podia. Um dia antes da sua morte foi publicado o One Shot autobiográfico ‘Musume to tomo ni’ na revista For Mrs. #8 falando de sua luta contra o câncer e sua relação com a filha e o marido nesse período. O One Shot foi escrito no meio de várias idas e vindas ao hospital, sendo bem longo com 100 páginas mais um curta de 6 páginas.


‘Musume to tomo ni’ é o complemento do One Shot ‘ ~ Nyuugan ni osoware yomei senkoku o uketa shoujo mangakka no kazoku e no shuki ~ hidamari no ie’ que fala sobre o dia que recebeu o diagnóstico de Câncer de mama. As editoras de revistas Dessert, Be Love e Elegance Eve deixaram suas condolências no Twitter, além de mangakás como Ai Minase, Rira Kirishima e Rie Outa, entre outras. Kurita foi uma mulher guerreira que deixou um grande legado e esteve desenhando até o final, uma grande perda!

Fonte: Comic Natalie, Wikipedia, Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário